anoarsamad@gmail.com   3633-8671 / 3633-6231

Novembro Azul, agora é o Câncer de próstata !

O tumor maligno da próstata, chamado de adenocarcinoma da próstata , é uma doença grave que afeta os homens principalmente à partir  dos 40 anos , muito freqüente no Brasil e esta em 1º ou segundo lugar nas estatísticas de  tumores mais freqüentes do sexo masculino. Ë a quarta causa de morte  por neoplasias e é hereditário, ou seja o homem que tem algum caso de câncer de próstata na família tem uma chance maior de também desenvolver este câncer.

O que sente um homem que têm câncer de próstata?

Esta é a pergunta que os urologistas mais escutam. Atenção que, como disse anteriormente, a hiperplasia benigna da próstata não tem nada a ver e nem se transforma em câncer de próstata, portanto os sintomas de hiperplasia não se encaixam nos de câncer.

Os pacientes que tem câncer de próstata inicial, ou seja o câncer já existe mas ainda está no “começo” não sentem nada, foi isso mesmo que escrevi, NÃO SENTEM ABSOLUTAMENTE NADA e muitos homens alegam isto para não procurar o urologista. Câncer de próstata no início não provoca sintomas e somente no início que estão as únicas chances de cura da doença. Nos homens em que o câncer está avançado o paciente sente dores espalhadas pelo corpo, emagrecimento importante e sintomas relacionados aos órgãos por onde o tumor se espalhou, podendo, geralmente, sentir também problemas urinários.

Como descobrir se o homem tem ou não câncer de próstata?

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por um urologista através do TOQUE RETAL e um exame de sangue chamado PSA. Estes exames não substituem um ao outro e não basta relizar somente um deles. Todo homem, ao completar 40 anos, deve realizar seu primeiro exame de próstata. Com a ponta do dedo indicador, através do ânus, o urologista consegue “palapar”a próstata e decobrir se tem algum nódulo endurecido que, na maioria das vezes é câncer de próstata.

Qualquer alteração em um destes dois exames é suspeito de câncer de próstata e deve ser realizado uma biópsia da próstata guiada por ultrassonografia transretal.

O mais triste é que ainda existe muito preconceito por parte dos homens em relação ao toque retal e isso leva a uma outra estatística muito assustadora; Mais da metade dos homens que deveriam fazer seu exame anual com o urologista não o fazem e INFELIZMENTE  a maioria dos cânceres de próstata já são diagnosticados em um estágio avançado impossibilitando a chance de cura do tumor.

Como é o tratamento para o Câncer de próstata?

O tratamento do câncer de próstata na sua fase inicial é realizado através da cirurgia ou radioterapia de câncer de próstata e leva o paciente à uma grande chance de cura

Nos casos em que o tumor está avançado o tratamento é realizado através de medicamentos que diminuem a taxa de crescimento do tumor.

Por favor e  insisto novamente, o mais importante no câncer de próstata é o exame anual pois permite diagnosticar o câncer de próstata bem no início e providenciar uma grande chance de cura através da cirurgia.

Não adianta dizer que não sente nada, pois prevenção é para quem não sente nada ,quem sente está doente e  tem é de se tratar.

E quanto ao toque retal, também insisto que este preconceito deve acabar , pois é um exame rápido realizado por um médico especialista da sua confiança e pode salvar a sua vida. Vamos procure seu urologista e diga, Doutor vim aqui fazer minha avaliação da próstata.

O Câncer de próstata tem cura e depende de um diagnóstico precoce, portanto depende de você procurar o médico para isso.

Vamos acabar com este preconceito, o exame de próstata pode salvar a sua vida.

Leave a Reply