anoarsamad@gmail.com   3633-8671 / 3633-6231

Entenda a sua próstata!

TODO HOMEM PRECISA ENTENDER E TODA MULHER PODE AJUDAR

A próstata é um órgão que só o homem possui, está  localizada bem baixo no abdômen, logo na saída da bexiga envolvendo o canal da urina chamado de uretra. Sua função é produzir  substâncias que vão:

  1. Proteger a uretra  contra infecções
  2. Produzir substâncias que vão fazer parte da composição do nosso esperma.

Quando o homem nasce, a próstata pesa em torno de 5 gramas , ou seja bem pequena. Na adolescência, sob a influência da elevação dos hormônios , que é própria desta idade, a próstata alcança  um peso em torno de 20 gramas, que é considerado o tamanho normal da próstata.

Ainda não se sabe bem o porque, a próstata, à partir dos 30 ou 35 anos de idade começa novamente a crescer. Este crescimento é de forma bem mais lenta do que foi na adolescência e principalmente o que aumenta é a sua parte interna. Podemos dizer  que a próstata normal tem o tamanho ou forma  de uma castanha e quando ela cresce começa a tomar a forma de uma maça de vários tamanhos, ou seja, o que cresce é o “miolo” desta maça.

Importante que vocês entendam que este crescimento por si só, não quer dizer doença grave. Muitos homens se apavoram, procuram atendimento urgente , somente porque sua próstata esta com um tamanho maior de 20g.Desde que a próstata  não tenha inflamação ou  infecção, desde que ela não atrapalhe o paciente de urinar e que principalmente não tenha a  presença de câncer,  este crescimento não merece  nenhum tratamento .

Inflamações ou infecções da próstata

Gostaria de salientar que o corpo humano tem vários orifícios por onde as bactérias ou microorganismos tentam o tempo todo entrar, é o caso de nossa boca, nariz, olhos, ouvido e também não é diferente no nosso canal da urina, que é chamado de uretra.

Cada orifício destes tem seu sistema de defesa, para impedir que estas bactérias penetrem, e no caso da urina temos, além do  próprio jato urinário que lava a uretra com força expulsando as bactérias que estão tentando entrar, um outro mecanismo de defesa que é  a própria próstata que “defende” o canal da urina  produzindo substâncias que vão ajudar a impedir a penetração destas bactérias para o aparelho urinário.

No caso em que um sistema de defesa desse  falhe ou quando a quantidade de bactérias que entram na uretra é muito grande  ocorre a infecção ou inflamação da próstata. Chamada de PROSTATITE.

Os sintomas que o paciente sente são:

1 – Vontade de urinar a todo momento e em baixa quantidade

2 – Ardência na uretra

3 – Dor tipo ardência entre o anus e a bolsa escrotal , na região chamada de períneo

4 – Uma parte dos pacientes também sentem febre

A base do tratamento para a prostatite seria primeiro a realização de uma consulta com o  especialista  para identificar o porque desta infecção, iniciar antibióticos e antiinflamatórios adequados para o caso e julgar ou não a necessidade de internação.

Tumores da próstata

Gostaria de iniciar explicando que existem dois tipos principais de tumores da próstata: O 1º é o tumor benigno da próstata chamado de HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA  e o segundo é o tumor maligno da próstata chamado de CÂNCER DE PRÓSTATA.

Muito importante é que a população entenda que são dois tipos diferentes de tumor , um benigno e outro maligno e que a presença de um não levará ao outro, ou seja , a hiperplasia benigna não é e também não se transforma em câncer. O que pode acontecer é o homem desenvolver os dois tipos de tumor.

Hiperplasia Benigna da próstata  ( Tumor Benigno da Próstata ) 

Quase todos os homens à partir de 45 – 50 anos tem algum grau de crescimento da próstata. Em uma parte dos homens a próstata cresce muito, em outros a próstata cresce   pouco. Em alguns homens a próstata cresce e obstrui ou tampa o canal da urina,provocando problemas urinários e  em outros a próstata cresce e não tampa o canal da urina, não provocando portanto, qualquer sintoma urinário.

Importante salientar  que existem pacientes em que a próstata está muito grande e o paciente não sente nada e em outros casos, existem homens em  que a próstata cresceu pouco e o paciente não consegue urinar , portanto não podemos nos guiar somente pelo tamanho da próstata para indicar tratamento e sim indicar tratamento somente para os pacientes que sentem problemas urinários . Cabe o ditado, em relação a próstata,  que “Tamanho não é documento”.

Quais seriam os problemas urinários que o paciente sente quando sua próstata cresce e tampa o canal da urina ?

1 – Diminuição da força e calibre do jato urinário

2 – Dificuldade para iniciar a urinar, o paciente esta no banheiro, tentando urinar e a urina demora a começar a sair pela a uretra

3 – Jato urinário interrompido , ou seja o paciente esta urinando e o jato é interrompido várias vezes durante esta  micção, e as vezes sai com o jato cortado em 2 ou 3 jatos

4 – Sensação de que não eliminou toda a urina que estava na bexiga, ou seja , após terminar de urinar tem aquela sensação de que não urinou  tudo

5 – Aumento da freqüência urinaria e em baixos volumes, ou seja o paciente tem vontade de urinar a todo momento e o faz com poucas quantidades de urina .

6 – O paciente começa a levantar várias vezes durante a noite para urinar e o faz em pouca quantidade

7 – Em casos mais avançados ocorre a retenção urinária , ou seja, o paciente não consegue mais urinar e tem de usar sonda pela uretra.

O tratamento da hiperplasia da próstata deve ser feito por um urologista e depende da intensidade destes problemas urinários e não do tamanho da próstata.Para os casos em que os sintomas são leves, este tratamento pode ser feito com medicamentos específicos para a próstata e em casos em que os sintomas são moderados  ou graves  o melhor tratamento é a cirurgia.

A maioria destas cirurgias realizamos pelo canal da urina , chamada de ressecção endoscópica da próstata, mas também podem ser realizadas por cirurgia aberta tradicional.

Os homens à partir de 45 – 50 anos devem fazer avaliação com o urologista para avaliar a presença de hiperplasia benigna da próstata com ou sem sintomas e a necessidade ou não de  tratamento.

Tumor Maligno da Próstata ( Câncer de Próstata )

O tumor maligno da próstata, chamado de adenocarcinoma da próstata , é uma doença grave que afeta os homens principalmente à partir  dos 40 anos , muito freqüente no Brasil e esta em 1º ou segundo lugar nas estatísticas de  tumores mais freqüentes do sexo masculino. Ë a quarta causa de morte  por neoplasias e é hereditário, ou seja o homem que tem algum caso de câncer de próstata na família tem uma chance maior de também desenvolver este câncer.

O que sente uma pessoa que têm câncer de próstata?

Os pacientes que tem câncer de próstata e este esta no início não sentem nada , para aqueles casos em que o câncer está avançado o paciente começa a sentir também problemas urinários , dores espalhadas pelo corpo, emagrecimento importante e sintomas relacionados aos órgãos por onde o tumor se espalhou.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por um urologista através do TOQUE RETAL e um exame de sangue chamado PSA. Todo homem, ao completar 40 anos, deve realizar seu primeiro exame de próstata.

Qualquer alteração em um destes dois exames é suspeito de câncer de próstata e deve ser realizado uma biópsia da próstata guiada por ultrassonografia transretal.

O mais triste é que ainda existe muito preconceito por parte dos homens em relação ao toque retal e isso leva a uma outra estatística muito assustadora. Mais da metade dos homens que deveriam fazer seu exame anual com o urologista não o fazem e INFELIZMENTE  a maioria dos cânceres de próstata já são diagnosticados em um estágio avançado impossibilitando a chance de cura do tumor.

O tratamento do câncer de próstata na sua fase inicial é realizado através da cirurgia de câncer de próstata e leva o paciente à uma grande chance de cura

Nos casos em que o tumor está avançado o tratamento é realizado através de medicamentos que diminuem a taxa de crescimento do tumor.

Por favor e  insisto com meus leitores, o mais importante no câncer de próstata é o exame anual pois permite diagnosticar o câncer de próstata bem no início e providenciar uma grande chance de cura através da cirurgia.

Não adianta dizer que não sente nada, pois prevenção é para quem não sente nada ,quem sente tem é de se tratar.

E quanto ao toque retal, também insisto que este preconceito deve acabar , pois é um exame rápido realizado por um médico especialista e pode salvar a sua vida.

Vamos procure seu urologista e diga, Doutor vim aqui fazer minha avaliação da próstata.

O Câncer de próstata tem cura e depende de um diagnóstico precoce, portanto depende de você procurar o médico para isso.

Vamos acabar com este preconceito, o exame de próstata pode salvar a sua vida.

Leave a Reply